Os perigos da privatização da universidade pública no Brasil

  • Autor
  • Carlos Eduardo Boaretto Pereira
  • Resumo
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    O objeto da presente pesquisa é uma empresa que presta consultoria para Instituições de ensino privadas no Brasil, Hoper Educação, Fundada em 1997. O Ensino Superior no Brasil é dividido em duas áreas de atuação, existem as universidades públicas, nas esferas federal, estadual e municipal, espaços esses que são totalmente gratuitos, subsidiados por financiamento público, tendo como principal fonte desses recursos os impostos. E as universidades privadas, que além de cobrarem mensalidades, podem visar lucros e abrir seus capitais para investidores na bolsa de valores. É na segunda esfera que a Hoper atua. Sua consultoria abrange desde de elaboração de materiais didáticos, metodologias e captação de alunos até como e em que momento os interessados podem investir no mercado de Instituições de Ensino Privadas. Dessa forma seus consultores atuam não apenas como vendedores de uma mercadoria, mas também como articuladores e organizadores de um mercado. Tendo a educação superior e a pesquisa com um outro objetivo que não o de desenvolvimento cultural, político, econômico e social de um país, ou seja, visando lucro, a privatização da educação superior pode acabar com a recente transformação que a universidade pública brasileira conquistou a partir das cotas sociais e raciais. As políticas de ação afirmativa foram fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas acerca da decolonialidade no Brasil e mudou de forma significativa o ambiente acadêmico, deixando-o mais diverso e democrático.

     

  • Palavras-chave
  • Privatização; Universidade Pública; Políticas Públicas
  • Área Temática
  • Economia e Políticas Decoloniais desde América Latina
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